Você já sofreu insolação? Talvez sim e não saiba. Conheça um dos maiores perigos para praticantes de atividades ao ar livre

05/02/2014 17:45

 Quem acha que hoje está muito quente? Se essa pergunta fosse realizada por meio de pesquisa, praticamente todas as votações diriam sim. É verdade, o calor está de matar, para quem faz atividade ao ar livre esse tempo é um grande vilão. Quem acampa ou faz treeking entre outras práticas, muitas vezes fica exposto ao sol por muito tempo, com isso o resultado não é dos melhores. Além de correr um grande risco de contrair câncer de pele, outro perigo se chama: Insolação, isso mesmo, insolação. Geralmente quem procura por materiais relacionados a natureza, estão expostos constantemente aos raios do sol, com isso logo abaixo temos uma explicação básica de como ocorre, seus sintomas e o tratamento prévio antes de chegar ao pronto socorro, caso isso ocorra.


 

O termo insolação caracteriza o conjunto de sintomas que afeta os indivíduos que ficam expostos excessivamente à luz solar, resultando em um aumento de temperatura do organismo acima dos limites fisiológicos.
Esta condição não é muito frequente, mas pode ser letal. Diferentes problemas de saúde podem estar associados ao calor quando ocorre uma ruptura no equilíbrio da temperatura corporal. Habitualmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração; contudo, em algumas situações, apenas a transpiração não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal de um indivíduo pode elevar-se com rapidez, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.
Existem outros fatores que também interferem na capacidade de resfriamento do organismo em ambientes com elevada temperatura, como, por exemplo, a umidade do ar alta, que dificulta a evaporação do suor, com consequente impedimento da liberação de calor do organismo. Dentre outros fatores que interferem na capacidade de regulação de temperatura corporal estão: pouca idade (entre 0 a 4 anos), obesidade, febre, desidratação, doenças cardíacas, má circulação sanguínea, queimaduras solares, consumo de certos fármacos e bebida alcoólica.
A sintomatologia de insolação varia, mas pode abranger:
Temperatura corporal excessivamente alta (acima dos 39,5°C);
Pele vermelha, quente e seca;
Pulsação acelerada;
Cefaléia;
Falta de ar;
Vertigem;
Náusea;
Vômito;
Desidratação;
Confusão;
Inconsciência.
Algumas medidas devem ser realizadas com um indivíduo que está com insolação, como:
Colocar a pessoa em local fresco e arejado;
Deitá-la com a cabeça elevada;
Colocar compressas frias sobre a cabeça do indivíduo e toalhas molhadas envolta do corpo;
Fazer com que a vítima beba muito líquido para não desidratar;
Encaminhá-la ao médico o mais rápido possível.
Para prevenir a insolação, deve-se evitar a exposição demasiada aos raios solares, especialmente entre as 10h às 16h, evitar a prática de atividades físicas no sol, usar roupas adequados e ingerir bastante líquido.
 Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Insolação
https://www.santalucia.com.br/dermatologia/insolacao.htm
https://www.copacabanarunners.net/insolacao.html
https://saude.hsw.uol.com.br/insolacao-intermacao.htm
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-insolacao/
Por Débora Carvalho Meldau